Nocs Lab

Em andamento
Edital nº 21/2023 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

Informações do projeto

Aprendizado de Máquina para QoS e QoE em uma Rede Multi-VANT Softwarizada Aplicada ao Monitoramento de Área de Proteção Ambiental de Recifes de Corais," o IFRN utiliza o aprendizado de máquina para melhorar a qualidade de serviço (QoS) e experiência do usuário (QoE) na rede de drones que monitora áreas de proteção ambiental, como recifes de corais. O projeto visa otimizar a coleta de dados e garantir a eficiência da rede de drones.

Sobre o edital

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Diretoria de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) anunciaram a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic-Af/CNPq), conforme o Plano de Ação 2023 do Instituto.

Objetivos do Programa:

• Despertar a Vocação Científica: O programa visa despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação. Através das bolsas de iniciação científica, o IFRN busca promover a pesquisa desde as fases iniciais da formação acadêmica.

• Fortalecer Grupos de Pesquisa: A iniciativa tem como meta fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela instituição, contribuindo para a excelência da pesquisa realizada no âmbito do IFRN.

• Formação Científica e Desenvolvimento Profissional: Além disso, o programa contribui para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional, estimulando pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.

• Estímulo à Criatividade: As bolsas proporcionam aos bolsistas, orientados por pesquisadores qualificados, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimulam o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade por meio do enfrentamento direto de problemas de pesquisa.

• Acesso à Cultura Científica: A iniciativa também visa ampliar o acesso e a integração dos estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas à cultura científica, fortalecendo as políticas de ação afirmativa existentes nas instituições.

• Integração com a Sociedade: Por fim, o programa busca desenvolver e integrar a pesquisa com a sociedade local e regional, contribuindo para a elevação da qualidade de vida e a sustentabilidade da região.

As inscrições estão abertas até 1 de setembro de 2023, oferecendo uma oportunidade valiosa para estudantes de graduação participarem ativamente da pesquisa e desenvolvimento científico no IFRN.

Podemos ajudá-lo?