Nocs Lab

Em seleção
Edital: nº 23/2023 – PROPI/RE/IFRN – PIBITI/CNPq – Edital de Pesquisa

Informações do projeto

Desenvolvimento de uma Plataforma de Computação Segura para Prestação de Serviços como Gateway IoT em Conformidade com o Ato 77" foca no desenvolvimento de uma plataforma segura para prestação de serviços como gateway IoT. Esta plataforma oferece segurança avançada e está em conformidade com regulamentos, como o Ato 77, garantindo a proteção de dispositivos IoT e dados sensíveis.

Sobre o edital

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e a Diretoria de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) divulgaram a abertura das inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibiti/CNPq). Este programa, em conformidade com o Plano de Ação 2023 do IFRN, visa fomentar projetos de pesquisa e inovação que tenham um enfoque tecnológico e inovador.

Objetivos do Programa:

• Despertar a Vocação Científica: O programa tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, preparando-os para o ambiente desafiador da pesquisa tecnológica e inovação.

• Fortalecimento de Grupos de Pesquisa: A iniciativa busca fortalecer os grupos de pesquisa certificados pela instituição, contribuindo para o avanço da pesquisa tecnológica e inovadora no âmbito do IFRN.

• Formação Científica e Desenvolvimento Profissional: O programa contribui para a formação de recursos humanos dedicados a atividades profissionais, estimulando pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação em projetos de pesquisa tecnológica, científica e artístico-cultural.

• Estímulo à Criatividade e ao Pensamento Científico: As bolsas proporcionam aos bolsistas, orientados por pesquisadores qualificados, a oportunidade de aprender técnicas e métodos de pesquisa, além de estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade por meio do enfrentamento direto de problemas de pesquisa.

• Acesso à Cultura Científica: O programa busca ampliar o acesso dos estudantes à cultura científica e promover a integração deles com o mundo da pesquisa e inovação tecnológica.

• Integração com a Sociedade: Além disso, o programa tem como objetivo integrar a pesquisa tecnológica e inovadora com a sociedade local e regional, contribuindo para a qualidade de vida e a sustentabilidade da região.

As inscrições estão abertas até 30 de agosto de 2023, proporcionando uma oportunidade valiosa para estudantes de graduação participarem ativamente de projetos de pesquisa tecnológica e inovação no IFRN.

Podemos ajudá-lo?