Nocs Lab

Na última sexta-feira, 18 de outubro, o Laboratório de Pesquisa em Redes e Sistemas Computacionais (NOCS Lab), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Parnamirim, celebrou seu primeiro ano de atividades com um evento de apresentação e premiação, reunindo autoridades, pesquisadores, estudantes e parceiros. A cerimônia, realizada no auditório do campus, destacou as principais conquistas do laboratório e homenageou aqueles que se destacaram em suas pesquisas e colaborações.

O evento teve início com uma retrospectiva das atividades realizadas ao longo do último ano, mostrando o crescimento do NOCS Lab como um polo de pesquisa avançada em redes e sistemas computacionais. O laboratório, que atua em áreas como consultoria tecnológica, segurança cibernética e desenvolvimento de software, destacou projetos de impacto, entre eles o Centro Vocacional Tecnológico Espacial Augusto Severo (CVT-E), voltado à inclusão de tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental, e também o Automação Informacional do Inventário Nacional de Bens Culturais Musealizados (INBCM), que tem como objetivo o desenvolvimento de uma plataforma para gestão e preservação de acervo dos museus brasileiros .

A cerimônia também incluiu a entrega de prêmios aos principais colaboradores do NOCS Lab. O prêmio de Melhor Parceiro + Inovação foi entregue à Agência Espacial Brasileira (AEB), reconhecida pelo seu apoio ao longo do ano. O professor Fábio Augusto Procópio de Paiva foi homenageado como Melhor Pesquisador de 2024, enquanto o Projeto CVT-E foi eleito o Melhor Projeto do Ano. A estudante Maria Rita da Silva Gomes recebeu o prêmio de Melhor Pesquisadora de Iniciação Científica, destacando-se pela qualidade de seu trabalho e contribuição ao laboratório.

Autoridades presentes no evento, como o reitor do IFRN, professor Dr. José Arnóbio de Araújo Filho, o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Rafael Siqueira Fontes e o diretor-geral do Campus Parnamirim, professor Dr. Paulo Vitor Silva, ressaltaram em seus discursos a importância do NOCS Lab para o desenvolvimento tecnológico do instituto e para a formação de seus alunos. O coordenador do NOCS Lab, professor Dr. Diego Pereira, fez uma apresentação detalhada sobre o impacto das atividades do laboratório, ressaltando o papel estratégico do projeto para a inovação na área de tecnologia da informação.

Segundo o coordenador, o NOCS Lab se consolida como uma unidade de pesquisa aplicada a partir dos resultados importantes obtidos em seu primeiro ano. “Os números de produção bibliográfica, execução de projetos e eventos, bem como captação de recursos comprovam a relevância das ações do laboratório não só no âmbito do IFRN, mas também do Rio Grande do Norte.”

O evento encerrou-se com uma exposição de banners no hall de entrada do campus, onde foram apresentados alguns dos projetos desenvolvidos pelos bolsistas do laboratório, seguida de um momento de confraternização entre os participantes.

Sobre o NOCS Lab


O NOCS Lab é um laboratório de pesquisa em redes e sistemas computacionais, vinculado ao Campus Parnamirim do IFRN. Com um ano de atividades, o laboratório já se consolidou como referência em inovação tecnológica, atuando em projetos de consultoria, segurança cibernética e desenvolvimento de soluções personalizadas, com o apoio de uma equipe composta por 12 pesquisadores e 32 bolsistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?